20 segredos sujos dos profissionais de TI

O site Tech Republic publica uma das mais interessantes colunas já criadas na área de Tecnologia da Informação. Chama-se Tech Sanity Check. Basicamente, o editor Jason Hiner fala da loucura que é o cotidiano dos departamentos de suporte em informática. Um dos meus textos favoritos é o “10 segredinhos sujos que você deveria saber sobre trabalhar em TI”. São eles:

01. O salário é relativamente alto (nos EUA, claro). Mas o contratador vai achar que é seu dono.

02. A culpa será sua quando os usuários cometerem erros estúpidos.

03. Você será apontado como herói e idiota várias vezes num mesmo dia.

04. Certificados e diplomas não vão ajudá-lo a fazer melhor seu trabalho. Mas sim a conseguir mais dinheiro.

05. Onde quer que você esteja, dentro ou fora do trabalho, todos – incluindo família e amigos – vão achar que você é suporte 100% do dia.

06. Consultores vão levar todo crédito quando as coisas derem certo. Você quando der errado.

07. Você vai gastar mais tempo cuidando de tecnologias velhas do que implementando novas.

08. Os veteranos vão ser seu maior obstáculo para inovar no seu setor.

09. Alguns técnicos preferem consolidar e manter seu poder em vez de ajudar a empresa a crescer.

10. Profissionais de TI geralmente usam jargões para despitar gerentes, diretores e leigos.

Eu acrescentaria mais estes:

11. Muitos dos problemas de informática são psicológicos. Falta de conhecimento, de atenção ou até nervosismo por parte do usuário.

12. Profissionais de TI precisam ser como padres: passar confiança, fé, esperança, ouvir confissões, consolar e ensinar as pessoas a ter paciência. Além de prometer felicidade futura (ou seja: quando sair aquele investimento que nunca aparece).

13. As políticas das empresas geralmente atrapalham tudo. Às vezes há um programa perfeito e gratuito para salvá-lo, mas a empresa não deixa usá-lo porque fez acordo com sabe-se lá quem e porquê.

14. Usuários geralmente não sabem pedir serviços. Então você terá que advinhar o que eles precisam e agüentar a bronca quando faltar algo que supostamente deveria saber, mas ninguém lhe disse.

15. Há os que acham que entendem de computadores e tentam dar palpite no seu trabalho. Geralmente, criam mais confusão. Mas, por via das dúvidas, é sempre bom ouví-los.

16. O suporte passa boa parte do dia distribuindo placebos até que consiga efetivamente encontrar uma solução. Já que, como vimos, ela pode depender de muitos fatores, nem sempre técnicos.

17. O profissional de TI acaba fazendo muitos “amigos”. Mas puramente interessados em conseguir atendimento especial quando precisarem.

18. Em compensação, tem sempre uma desculpa para chegar nas mulheres mais cobiçadas.

19. Há basicamente dois tipos de suporte. O hiperativo, que precisa atender a todos e acaba se estressando. E o burocrático / acomodado, que demora séculos para responder a um chamado e pede até o número do seu CPF antes de visitá-lo.

20. Sempre há alguém achando que você não entende do que faz ou que parou no tempo.Profissionais (ou fãs) de TI são extremamente modistas. Tudo que saiu ontem parece velho demais.

Fonte: http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/20-segredos-sujos-dos-profissionais-de-ti

Alex Domingos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s