Verdades do trânsito

O Trânsito+gentil abordou os mitos que podem comprometer a gentileza no trânsito (sabe aquela mentira que alguém contou e ganhou a boca do povo?). Muitos deles podem acabar em multa e muito estresse depois.

Para você não se estressar e deixar a gentileza de lado, veja alguns desses mitos que encontramos por aí:

#1 Se você estiver preso em um congestionamento e perceber que não vai conseguir sair a tempo da área do rodízio de placas, basta ligar para o Departamento de Transporte da Prefeitura e registrar a sua dificuldade. Eles darão a você um número de protocolo, que irá ajudar na defesa da multa caso você a receba.
( x ) mito  (   ) verdade
A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (SP) esclarece que não há fundamento na mensagem.

#2 Quem teve o veículo furtado/ roubado pode solicitar restituição do IPVA proporcional aos meses em que não fez uso do veículo.�
(  ) mito  ( x ) verdade
De acordo com a Lei 13.032, é possível pedir a restituição do imposto (válido para o Estado de São Paulo). É preciso que a ocorrência tenha sido registrada dentro do Estado e que você apresente o Boletim de Ocorrência.

#3 Se um carro colidir com o seu e não admitir a culpa, é possível chamar a Justiça Volante, um serviço público onde a viatura é equipada com juizado de pequenas causas semelhante a um tribunal. E a “sentença” é dada de dentro da viatura.
(  ) mito  ( x ) verdade
O serviço existe, sim. Porém, por enquanto, apenas em alguns Estados (Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso entre outros).

#4 Motoristas não podem dirigir descalços.
( x ) mito  (   ) verdade
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não faz nenhuma referência quanto ao calçado do condutor de veículo. Mas, é importante dirigir com um calçado confortável, que garanta segurança e não escape dos pés. No artigo 252, no entanto, é destacado que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais (chinelo de dedo, tamancos, calçados que seja “preso” nos calcanhares.

Fonte: http://www.transitomaisgentil.com.br/blog/tag/justica-volante/

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s