E agora? Minto ou não minto?

Se você já preparou ou está preparando um currículo, há uma razoável possibilidade de ter aquele longo momento de hesitação e se perguntado: e agora? Minto ou não minto?.

Não se preocupe isso é normal. Aliás, as duas coisas são normais, tanto a hesitação quanto a mentira. Mentir no currículo e um esporte universal.

Não há que eu saiba dados estatísticos brasileiros sobre mentiras em currículos. Mas nos Estados Unidos, onde existe pesquisa pra tudo, quase a metade mente.

Essas pesquisas revelam também que homens mentem mais que mulheres. E que, quanto menor a vaga, maior a mentira.

Candidato a gerente mente mais que candidato a diretor. Como no Brasil a esperteza sempre foi à maior do que no resto do mundo, pode-se deduzir que aqui também existe o que se chama de “maquiagem de currículo”. E quais são as mentiras mais freqüentes?

Transformar seminários de um fim de semana em cursos de aperfeiçoamento profissional. Transformar viagens de turismo em curso. Transformar a participação em um grupo de trabalho em liderança de projeto. Mencionar números que são impossíveis de checar, como redução de custos. Usar o fato de que no espanhol a maioria das palavras são idênticas ao português para mencionar “boa noções de espanhol”.

Alguns pecam por omissão esquecendo-se de mencionar a idade. Outros pecam por excesso, colocando até as horas de auto-escola para tirar a carteira de motorista e chama isso de “curso para aperfeiçoamento de habilidade em deslocamento motorizado”.

Claro que mentir no currículo é sempre ruim, porque cedo ou tarde a mentira bóia. Mas cada um é cada um. Como diz um amigo meu. “Eu sou honesto. Por isso nunca exagero nas mentiras”.

Fonte: O melhor de Max Gehringer na CBN vol.1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s