O Excesso de Criatividade nas Dinâmicas de Grupo.

Quem está tentando encontrar um bom emprego em uma grande empresa sabe que existem muitas etapas a serem ultrapassadas.

Uma delas chama-se “dinâmica de grupo”. Que funciona assim: uma dúzia de candidatos senta em semicírculo e um mediador fica fazendo perguntas e anotando o que cada um responde.

Mas também fica reparando o que cada um está vestido, como se comporta, se rói as unhas, se usa gíria, essas coisas que a gente faz e não percebe.

Quem passa por uma dinâmica de grupo sempre sai dela achando que fez muita coisa errada.

Alguns acham que poderiam ter falado mais, outros acham que deveriam ter falado menos. Então, aqui vão algumas regrinhas para básicas.

A primeira e se vestir como a empresa se veste. Ir de calça jeans e camiseta e descobrir que todo mundo, inclusive o mediador usa terno e marcar um gol. Um gol contra.

A segunda é sempre encontrar um alvo pratico para qualquer comentário. Por exemplo, quem pratica alpinismo ou toca guitarra, deve dizer como essa habilidade deverá ser útil no trabalho. A terceira e a quarta regra são interessantes. A terceira é falar muito. A quarta e falar pouco..

Parece contraditório, mas não é. Falar muito é não deixar passar nenhuma oportunidade para dizer alguma coisa. Em dinâmicas de grupo, o silêncio não é visto como sinal de sabedoria. É visto como falta de assunto, mesmo.

Por isso, interrompa quem estiver falando. Educadamente, mas interrompa. E ai, fale pouco. O que você tem a dizer deve caber em 30 segundos. Porque é exatamente ai que você será interrompido por alguém. E não se deve desperdiçar esse precioso tempo dizendo coisas como “com certeza”, “tipo assim” ou “vou procurar dar o máximo de mim”, a não ser que a dinâmica seja para escolher um novo lateral direito.

A última regra é estar atualizado. Leia dois ou três jornais do dia antes de sair de casa. Alguém pode estar se perguntando o que a invasão do Afeganistão tem a ver com a vaga de assistente administrativo. E a resposta é: absolutamente nada. Mas eu não faço as regras da dinâmica de grupo. Eu só tento explicá-las

Fonte: O melhor de Max Gehringer na CBN vol.1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s